'Operação Grãos do Oeste' prende empresários em Barreiras e Luis Eduardo Magalhães



Foi deflagrada na manhã desta quinta-feira, 09, em Barreiras, a “Operação Grãos do Oeste” que visa combater o comércio ilegal de documentos fiscais. Na operação foram utilizados 50 policiais civis, 14 delegados de polícia, 30 prepostos da secretaria da fazenda e 10 policiais militares.
Os trabalhos investigativos tiveram início a partir de denúncias  de fraude fiscal praticados por organizações criminosas, comerciantes em clonagem de notas fiscais, produtores rurais, na posição de autenticações falsas nos respectivos documentos de arrecadação estadual (DAEs), falsificação de pagamentos, reutilização de notas fiscais de produtores rurais e respectivos DAEs, com a conivência de caminhoneiros. Tudo objetivando a sonegação de tributos.
A ação foi articulada através de uma força tarefa entre a secretaria da fazenda,secretaria de segurança pública, através da delegacia de crimes econômicos e contra a administração pública (Dececap) e o ministério público estadual.
Os mandados judiciais foram concedidos pelo MM juízo de Barreiras.
Ficou evidenciado o esquema de fraude na comercialização de grãos (milho, soja, algodão), utilizando para dar trânsito às mercadorias, notas fiscais e conhecimento de transportes de cargas (CTRCs), falsificados e clonados ou de empresas fictícias. Reutilização de notas fiscais com efetiva prática de burla à fiscalização, inclusive coma orientação a motoristas para desviar dos postos de fiscalização.
Para a concretização da fraude, foram constituídas empresas fictícias com simulação na composição do quadro de sócios. Instituindo assim, um comércio ilegal de documentos fiscais (CTRCs) através de organizações criminosas que atuam de forma indecente.
Diante do que foi apurado nas investigações, o juízo criminal da comarca de Barreiras decretou nove mandados de prisões temporárias e nove buscas e apreensão em residências e empresas.
Em Barreiras e Luís Eduardo Magalhães já aconteceram prisões. Na cidade mãe, foi preso o empresário Douglas Amorim. O mesmo é proprietário da empresa All Business.
Em LEM, foi preso o empresário Adelino Gueller. O mesmo é proprietário da empresa Agrovita.
A força tarefa continua em LEM 
Sigi Vilares, com informações de Naldo de Vilares - correspondente do Blog em Barreiras.

Post a Comment

O Sertão Notícias não se responsabiliza pelos comentários, conteúdo e opiniões dos usuários aqui postados. As opiniões expressadas nos comentários são de inteira responsabilidade do usuário que os publicou.

Postagem Anterior Próxima Postagem