Donald Trump venceu as eleições dos EUA nesta quarta-feira (6) e voltará à Casa Branca em janeiro de 2025. No entanto, o ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro (PL), que celebrou o resultado nas redes sociais, não poderá viajar para presenciar a posse do republicano.
Trump reuniu 277 delegados na eleição presidencial deste ano, um resultado que Bolsonaro chamou de “vitória épica”. Ele também se referiu ao futuro presidente dos EUA como “amigo” e espera “que inspire o Brasil a seguir o mesmo caminho”.
A posse do novo presidente americano está marcada para o dia 20 de janeiro em Washington, capital do país. Chefes de Estado e políticos de todo o mundo estarão presentes, mas Bolsonaro, mesmo que seja convidado e queira ir, está impedido pois teve seu passaporte retido pelo STF (Supremo Tribunal Federal).
Além de está inelegível por duas decisões do TSE (Tribunal Superior Eleitoral, Bolsonaro também é investigado por suposta participação nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.
Seu passaporte foi recolhido pela PF (Polícia Federal) em fevereiro deste ano, sob a ordem de Alexandre de Moraes, que é relator da ação.
Anteriormente, Bolsonaro fez tentativas de recuperar o documento, mas não conseguiu. A 1ª Turma negou, de forma unânime, a devolução, no final de outubro.
Em seu voto, Moraes afirmou que o que motivou a decisão foi a “possibilidade de tentativa de evasão dos investigados, intento que pode ser reforçado a partir da ciência do aprofundamento das investigações que vêm sendo realizadas”.
Bolsonaro parabeniza Trump por eleição: ‘triunfo histórico’
O ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro (PL) parabenizou Donald Trump pela vitória nas eleições dos EUA. No X, antigo Twitter, Bolsonaro chamou Trump de “amigo” e eleição de “triunfo histórico”.
Na homenagem, o ex-presidente do Brasil afirmou que Trump enfrentou “processo eleitoral brutal em 2020” e “perseguição judicial injustificável”. Bolsonaro disse ainda que espera que a vitória do republicano “inspire o Brasil a seguir o mesmo caminho”.
إرسال تعليق
O Sertão Notícias não se responsabiliza pelos comentários, conteúdo e opiniões dos usuários aqui postados. As opiniões expressadas nos comentários são de inteira responsabilidade do usuário que os publicou.