Os veículos usados no transporte de urgência e emergência nas
rodovias federais que cortam a Bahia estão no alvo da Polícia Rodoviária
Federal (PRF). O Grupo de Fiscalização de Trânsito da PRF intensificou a
fiscalização nos veículos de urgência e emergência na última
segunda-feira (4). A ação aconteceu na BR 324, em trecho de Simões
Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS).
A
intensificação na fiscalização foi motivada após a PRF flagrar diversas
situações de perigo nas BRs, em veículos que atuam no transporte de
pacientes. A PRF alerta que, embora tenham a missão de salvar vidas,
dependendo do estado de conservação, do desrespeito à legislação e do
ineficiente treinamento dos condutores, esses veículos podem se tornar
um risco à segurança viária.
Durante as
abordagens, os policiais flagraram inúmeras irregularidades relacionadas
ao transporte de passageiros. Entre elas, falta de curso especializado
do motorista, veículos com licenciamento atrasado, ausência de
equipamentos obrigatórios ou equipamentos ineficientes, mau estado de
conservação dos veículos, motorista inabilitado, entre outras infrações.
A
fiscalização teve como objetivo também oferecer orientações detalhadas
sobre a legislação de trânsito aplicada a esse tipo de transporte,
abrangendo equipamentos obrigatórios, sistemas de iluminação, normas de
circulação, condutas e requisitos dos condutores e veículos.
Essas
ações também reforçam as atividades de policiamento e fiscalização nas
rodovias federais, com foco na prevenção e redução dos sinistros de
trânsito envolvendo veículos do tipo ambulância. A PRF explica que visa,
assim, aumentar a segurança nas rodovias federais, garantindo que esses
veículos desempenhem seu papel vital na preservação de vidas e na
segurança viária.
Mais fiscalização no TFD
O
Conselho Estadual de Saúde da Bahia (CES-BA) prometeu cobrar mais
fiscalização dos órgãos responsáveis pelas melhoria das condições dos
transportes que são prestados ao serviço de Tratamento Fora do Domicílio
(TFD) e ainda irá sugerir que haja a garantia do seguro de vida para as
pessoas que precisam sair das suas cidades nesses transportes para
realizar o tratamento de alguma doença.
De
acordo com o presidente do CES-BA, Marcos Gêmeos, será cobrado uma
apuração rigorosa para averiguar quais fatores estão levando a
frequência de acidentes com Vans de TFD. “É preciso que os órgãos de
controle estejam atentos à situação, o CES-BA acionou a Agência Estadual
de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e
Comunicações da Bahia (AGERBA),o Ministério Público e a União dos
Municípios da Bahia para haver uma fiscalização mais rigorosa sobre as
condições desses meios de transporte com foco na garantia de vida das
pessoas”.
É necessário que haja ações para
melhorar as condições de trabalho e tempo de viagem dos motoristas e
trabalhadores das vans TFD, visto que tanto as viagens, quanto às
marcações de consultas podem ser programadas com antecedência. O
conselho não se furtará da responsabilidade de propor ao governo e as
prefeituras para o desenvolvimento de ações de melhorias da qualidade
desses transportes.
Fonte:Correio
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