BYD rebate críticas de concorrentes e diz que avanço de carros elétricos incomoda montadoras tradicionais

 

A montadora chinesa BYD reagiu às recentes reportagens da Folha de S.Paulo sobre o embate entre fabricantes de automóveis no Brasil e divulgou, nesta quarta-feira (30), uma nota em tom crítico contra concorrentes do setor. A empresa afirmou que está sendo alvo de ataques por trazer ao país veículos elétricos e híbridos “mais tecnológicos, sustentáveis e acessíveis”, o que, segundo ela, teria gerado incômodo entre marcas tradicionais.

A manifestação ocorre após a publicação de reportagens que revelaram a mobilização de fabricantes como Toyota, Volkswagen, General Motors e Stellantis contra benefícios fiscais pleiteados pela BYD junto ao governo federal. As empresas argumentam que as medidas criariam concorrência desleal, já que a montadora chinesa ainda monta seus veículos no Brasil em fase inicial de produção.

Na nota, a BYD ironizou a reação das rivais e disse que as montadoras tradicionais estão “surtando” diante da concorrência. “Agora, chega uma empresa chinesa que acelera fábrica, baixa preço e coloca carro elétrico na garagem da classe média, e os dinossauros surtam”, diz o texto. A marca citou ainda que uma concorrente reduziu em mais de R$ 100 mil o preço de um modelo elétrico após a sua chegada.

A empresa defendeu que o incentivo tributário solicitado segue uma lógica já utilizada por outras montadoras que iniciaram a operação nacional com veículos montados parcialmente no país. Segundo a BYD, a fábrica em Camaçari (BA), em construção no antigo complexo industrial da Ford, já concluiu a primeira fase de obras e cumpre o cronograma acordado com o governo baiano.

A montadora também rebateu críticas sobre impactos trabalhistas e acusou a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e suas associadas de recorrerem a “chantagem emocional com verniz corporativo”, citando ameaças de demissões e fechamento de fábricas como reação à entrada de novos competidores.

“Ajudar o Brasil a acelerar essa transição [para veículos mais limpos e tecnológicos] é um movimento estratégico não só para a marca, mas para o país”, afirma a nota. A BYD conclui dizendo que a reação das concorrentes mostra que sua estratégia está funcionando: “Se os dinossauros estão gritando, é sinal de que o meteoro está funcionando.”

Política Livre

Post a Comment

O Sertão Notícias não se responsabiliza pelos comentários, conteúdo e opiniões dos usuários aqui postados. As opiniões expressadas nos comentários são de inteira responsabilidade do usuário que os publicou.

أحدث أقدم